Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PACE > Uncategorised > PACE - “Sinais das Instituições de Letras Libras e sinais-nomes dos autores das disciplinas do curso de Letras-Libras da UFAM” (PACE-00036/2023/02)
Início do conteúdo da página

PACE - “Sinais das Instituições de Letras Libras e sinais-nomes dos autores das disciplinas do curso de Letras-Libras da UFAM” (PACE-00036/2023/02)

Publicado: Domingo, 01 de Dezembro de 2024, 01h21 | Última atualização em Domingo, 01 de Dezembro de 2024, 01h21 | Acessos: 2709

Coordenadores: Livia Martins Gomes e Vanessa Nascimento dos Santos de Oliveira

Sobre o projeto: Durante as disciplinas ministradas no curso do Letras Libras, diversas vezes os professores surdos e ouvintes necessitam de ter acesso aos sinais de alguma instituição de ensino ou de um sinal-nome de algum autor da área da Libras ou outras afins. Em relação ao sinal-nome sabemos da importância de se ter esse sinal-nome na comunidade surda, e este momento é conhecido como o "batismo" na Libras. Cabe ressaltar que a palavra batismo tem uma carga religiosa, porém, no contexto desta pesquisa, se refere ao ato de nomear uma pessoa usando-se uma língua de sinais. A partir de então, essa pessoa será reconhecida dentro da comunidade surda pelo sinal-nome que receber e isso serve para locais também. Os sinais-nomes são formados a partir de características pessoais em conformidade com as regras da língua em questão (BARROS, 2018). A categorização dos sinais-nomes nas línguas de sinais é uma proposta recente. No Brasil, há um trabalho a esse respeito até agora:  o de Barros (2018); este projeto pretende expandi-lo. Partindo desse estudo e de outros autores da área da lexicografia e morfologia da Libras. No entanto, há poucos estudos sobre como tal batismo reflete várias situações na vida do surdo e dos membros que fazem parte da comunidade surda. Uma das perguntas norteadoras desta pesquisa são: Como ocorre o batismo na LIBRAS de autores  e instituições de ensino? O objeto de estudo se constitui de como ocorreu a motivação e discursos de membros da comunidade surda em geral, cujos participantes são surdos, ouvintes, professores, intérpretes, alunos e CODAS, sobre como eles vivenciaram o batismo na LIBRAS e como esse processo influencia suas vidas. A relevância deste trabalho está em buscar registrar e analisar a relação de poder subjacente ao processo do batismo em LIBRAS, que faz parte da cultura surda, e, além disso, contribuir para minimizar as lacunas existentes nas pesquisas sobre Onomástica da LIBRAS.

 

Fim do conteúdo da página